Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Conheça o Grupo de Estudos Filosofia do Design, com Marcos Beccari

Junte as dúvidas sobre o que é filosofia com as inquietações do design. Pronto, está aí o que vem procurando esclarecer (e, tomara, nunca encontrando conclusões definitivas - ou que, ao menos, deixem um pingo de dúvida para continuar debatendo) o Grupo de Estudos Filosofia do Design, encabeçado por Marcos Beccari, do Anticast (um dos podcasts mais ouvidos do mundo, de acordo com o próprio), do blog Filosofia do Design e, por fim, um dos autores do recém-lançado livro Existe Design?.

Em encontros que ocorrem quinzenalmente aos sábados na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), o Grupo reúne desde profissionais da área de comunicação e da área acadêmica, estudantes e profissionais de Design e um médico urologista (sim, isso. E, acredite, com colocações extremamente pontuais, que agregam, e muito, no debate).

Debate, diálogo, sim, aula, não. Por mais que seja claramente liderado pelo Beccari, o Grupo tem um espaço plural, sem hierarquias, onde todos perguntam, sugerem, discordam e aprendem.

Parece aula, mas não é. Foto: Renato Oliveira
No encontro mais recente, que aconteceu neste sábado, 18, aproveitei para conversar com o Beccari. Afinal, as minhas inquietações ultrapassavam o que era discutido no grupo. Por que, raios, aqueles estudantes estavam ali? E os profissionais? Então não há debate nas salas de aula? A filosofia de olho no design não está na pauta dos professores?

"É interessante porque isso faz com que o grupo acabe funcionando como um Narcóticos Anônimos, que é uma coisa muito útil, eu diria. A gente vê isso no Clube da Luta. Para o cara conseguir dormir, para você conseguir dormir, precisa participar de vários 'narcóticos anônimos', escutar histórias, se comover, chorar… E chegamos muito perto disso no mercado de trabalho. O designer não consegue mais dormir", brinca Beccari e faz um paralelo.

Grupo de Estudo Filosofia do Design. Foto: Renato Oliveira

Se interessou? Ouça a entrevista na íntegra em que o Beccari explica, ou tenta explicar, o porquê de tantas inquietações. E, claro, o porquê de se discutir a filosofia do design em um grupo de estudos.


Ouça também a entrevista com três estudantes de Design Gráfico, participantes do Grupo: Thaís, Danilo e Renato, respectivamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário